Habilitação para Pcd
A habilitação para PCD é uma excelente alternativa para pessoas com deficiência que desejam ter acesso a um veículo especializado. No Brasil, a emissão do documento segue, de maneira geral, os mesmos processos de conquista de uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tradicional e, por isso, é fundamental que o indivíduo conte com o auxílio de uma autoescola referência.
A CNH para indivíduos com necessidades especiais garante não somente o direito de dirigir, mas também a isenção de taxas, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e outros.
Como iniciar o processo de obtenção de habilitação para PCD?
O primeiro passo para a conquista de uma CNH para pessoas com necessidades especiais consiste na busca por uma clínica credenciada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), na qual o indivíduo será atendido por um médico especializado, que será responsável por avaliar a extensão da deficiência do paciente e, a partir disso, determinar suas principais necessidades.
O profissional dirá, então, ao indivíduo se ele está, de fato, apto a dirigir. Caso a resposta seja positiva, o futuro condutor terá acesso a um laudo, no qual constarão todas as adaptações que deverão estar presentes no automóvel.
Na sequência, portanto, o indivíduo deverá realizar as aulas teóricas e práticas, bem como os devidos exames. Para isso, precisará contar com o auxílio de um centro de formação de condutores referência no mercado, como a Auto Escola Capital, que está situada na região metropolitana de Belo Horizonte. Conheça!